quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bolinhas de Sabor Couve-Flor

Olá!!
 
Hoje venho com uma receita rápida, gostosa e muito nutritiva!! "Ai, Laura, tu sempre falas isso..." Eu sei! Então, desculpa o meu "discurso repetitivo", mas é que todas as receitas que eu posto aqui são as que eu mais gosto e acho mesmo "tudo de bom" para o paladar e para a saúde!! ;)
 
A receita das BOLINHAS DE SABOR (como eu acabei "batizando"...) é praticamente igual aos Pãezinhos do Amor da lindona @theveggievoice! A base dos polvilhos é a mesma e eu só adaptei a quantidade do "sabor" que eu queria colocar nas bolinhas.
 
Como de praxe, vamos aos benefícios da couve-flor?
 
A COUVE-FLOR é rica em sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, zinco, iodo, cobre, ferro e também em vitaminas A, C, B2 e B5. É importante na formação de ossos, dentes e sangue. Tem ação antioxidante e antioncogênica. É pobre em calorias e rica em fibras! Uma ressalva: a COUVE-FLOR possui uma alta quantidade de purinas e, por isso, não é indicada para pessoas que controlam o ácido úrico, gerador da doença chamada "gota".
Fonte: "Alimentos Funcionais" - Dr. Varo Duarte
 
Agora que já conheces mais da couve-flor, vem a melhor parte: a receita!!!
 
BOLINHAS DE SABOR COUVE-FLOR
 
 
Liga o forno para pré-aquecer! Sim, já pode ser agora, porque para misturar os ingredientes vai ser muito rapidinho!
 
Coloca em uma tigela:
- 2 colh (sopa) de polvilho azedo,
- 1 colh (sopa) de polvilho doce,
- 1 colh (sopa) de óleo de coco,
- 2 colh (sopa) de "purê" de couve-flor (aquele purê entre aspas, que é feito batendo no mixer só a verdura refogada que foi escolhida como "sabor" para as "bolinhas" e um "tantinho" de água - se precisar! Para este de couve-flor nem água eu adicionei!),
- sal a gosto,
- temperinhos (eu coloquei sálvia, orégano e pimenta preta e mostarda moídas).
 
Mistura com uma colher até ficar homogêneo. Faça bolinhas (cheias de sabor!!) e coloque para assar por 30 minutos no forno a 205°.
 
Fiz 5 bolinhas (estas da foto!) com esta receita. Elas crescem bem, viu?!
 
Ah! E deixa eu contar!! Ontem fiz BOLINHAS DE SABOR CENOURA que foram super aprovadas pelo "povo" que passou aqui por casa! hehe... São estas da foto:
 
 
"Et alors, mes amis, bon appetit!" Em francês para deixar minha Dinda orgulhosa!!! rsrsrs...
 
Beijo e até amanhã!
Ah! E eu tô querendo é saber das experiências que tu tens feito no teu próprio "laboratório gastronômico"!! Me conta, hein?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário