quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dica de Café da Manhã com cheirinho de maçã e canela

Oie!!
 
Eu sempre penso em escrever "bom-dia", mas acho que vai ser difícil isso acontecer tão brevemente, pois minhas manhãs são uma loucura e dedicadas ao pequeno aqui em casa! rsrs...
 
Hoje quero passar uma dica de CAFÉ DA MANHÃ! Um café da manhã saudável, completo, gostoso e que ainda vai satisfazer o teu olfato (para quem gosta, é claro!), deixando a tua cozinha com cheirinho de maçã e canela! Nhamiiii!!

CAFÉ DA MANHÃ COM CHEIRINHO DE MAÇÃ E CANELA
 

Vamos ver direitinho o que tem aí?
 
No copo, é o Smoothie de Banana Verde diário (hoje troquei a 1/2 banana madura por maçã - o que sobrou da 1/2 maçã que fatiei para fazer a panqueca) e o "caldo" de maçã substituí por cajuína. Para ver a receita completa do Smoothie de Banana Verde e Banana Madura clique aqui).
 
A panqueca!! Ah... A panqueca... Fácil e deliciosa!
Antes da receita, como de costume, vou só citar alguns benefícios que a nossa queridona MAÇÃ pode fazer por ti, certo?!
 
A MAÇÃ é rica em pectina, o que a faz retardar a absorção da glicose e ainda auxiliar na redução do mau colesterol. Ela também nos "presenteia" com flavonoides de grande poder antioxidante! A MAÇÃ possui um alto teor de potássio, protegendo o coração e agilizando a eliminação do sódio excedente no organismo (o que facilita a redução de edemas - inchaço).
Fonte: "Alimentos Funcionais" - Dr. Varo Duarte
 
Não é à toa que os americanos usam aquele ditado "one apple a day, keeps your doctor away" (traduzindo: "uma maçã por dia, mantem seu médico afastado").
 
"Tudo bem, Laura! Já entendi que a maçã faz bem e é tudo de bom, mas... E a receita??" haha!! Chegamos nesta parte agora!!
 

PANQUECA DE MAÇÃ E CANELA
 
 
Fácil de fazer, deliciosa de comer!
 
Mistura em um prato fundo, com um garfo:
- 1 ovo (mexe primeiro o ovo sozinho, para misturar a clara e a gema),
- 2 colh (sopa) de coco ralado sem açúcar,
- 1 colh (sopa) de nata.
 
Despeja a mistura na frigideira antiaderente, em fogo baixo, coloca fatias finas de maçã por cima e finaliza polvilhando canela.
Dica: eu uso uma daquelas frigideiras menores, pois nas maiores a massa da panqueca "se espalha" demais e fica muito fina para "suportar" as fatias de maçã.
 
Quando a massa começar a desgrudar da frigideira, vira a panqueca com ajuda de uma espátula para "grelhar" o lado da maçã.
Grelhou, cheirou, tá pronto!
E come tendo a certeza que o teu organismo te agradece! :)
 
"E aquela 'tacinha' lá fundo, Laura? O que tem nela?" É café com leite, gente!! Que não pode faltar em um "legítimo" café da manhã, não é mesmo??
 
 
Só que... O leite esse não é de vaca! É LEITE DE AMÊNDOA! E eu também vou ensinar agora como (é fácil) fazer! E, "de lambuja", ainda vais ganhar Farinha de Amêndoa (que podes usar nas receitas dos muffins de maçã e banana e de brócolis)!
 
Vamos lá?!
 
LEITE E FARINHA DE AMÊNDOA
 
Antes de começar, só queria deixar registrado que tem várias receitas para fazer leite de amêndoa pelo Google! Eu faço a minha baseada na receita da Bela Gil.
 
A primeira coisa a fazer é deixar as amêndoas de molho: a proporção é 1/2 copo de amêndoas para 1 copo de água filtrada. As amêndoas devem ficar de molho por 5 a 8 horas. Eu costumo deixar de molho de um dia para o outro!

 
Escorre as amêndoas (tu vais notar que elas estão maiores, ou seja: hidratadas) e as coloca no liquidificador, adicionando mais 2 e 1/2 copos de água filtrada (e limpa! Eu saliento isso, porque a água que ficou "hidratando" as amêndoas de um dia para o outro é descartada, viu?!)
 
Bate no liquidificador por uns 3 minutos.
 
 
Pega uma vasilha (eu uso um desses potes grandes, tipo "saladeira"), coloca um pano de prato (limpo!) dobrado ao meio na "boca" da vasilha (existem coadores próprios para coar leites vegetais. Eu não tenho e, por isso, uso o pano de prato - que também funciona super bem! - , mas sei que existe!) e derrama a "batida" ali.
 
Com cuidado, junta as pontas do pano de prato e vai "torcendo", deixando escorrer todo o líquido na vasilha.
Este líquido da vasilha é o teu LEITE DE AMÊNDOA!! Vivaaaaaa!!!
E o que sobrou no pano de prato é a FARINHA DE AMÊNDOA!
 
Eu costumo ferver o leite logo depois de prepara-lo. E já aproveito que estou ali pelo fogão para secar minha farinha. Eu seco a farinha em uma frigideira mesmo, em fogo baixo, e mexendo bem seguidamente.
 
 
O LEITE DE AMÊNDOA dura de 3 a 5 dias na geladeira!
 
Tudo pronto:
 
 
Espero que tenhas gostado! E, quando fizeres alguma das receitas, não deixa de me contar o que achaste, combinado?!
 
Um beijo carinhoso com o desejo de uma tarde de sol iluminada a todos!

2 comentários:

  1. Oi lali!!!!
    Adorei a idéia da panqueca, vou fazer a minha!!!!! Estou cansada de comer todo dia o mesmo café da manhã, sempre igual!!!! Onde se vende o coco sem açúcar?
    bjs da beta

    ResponderExcluir
  2. Oi Beterê!!
    O coco sem açúcar eu compro no supermercado mesmo! Na mesma prateleira onde tem os outros tipos de coco: é "coco ralado sem açúcar"!
    Beijoca! E depois me conta do teu "novo" café da manhã!

    ResponderExcluir