sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Um almoço de encher os olhos, alimentar o coração e todas as células!

Boa tarde, pessoal!
 
Hoje fiz um almoço aqui em casa que ficou digno de ser lembrado e repetido, por isso, resolvi escrever as receitas aqui no blog e compartilhar contigo!
 
Vou descrever o passo a passo de cada receita, deixando os ingredientes em negrito para que fiquem fáceis de serem vistos e "separados" antes do preparo de cada um dos pratos! ;)
 
Estás pronto? Então vamos lá!

UM ALMOÇO DE ENCHER OS OLHOS, ALIMENTAR O CORAÇÃO E TODAS AS CÉLULAS

 
ARROZ COM CENOURA
 
Separando e preparando os ingredientes:
A primeira coisa que fiz foi lavar e deixar de molho (assim que eu levantei) 1/2 xícara de arroz basmati integral.
Depois, piquei uma cenoura (com casca mesmo, pois ela era orgânica e eu já tinha higienizado bem).
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver. Em uma panela, coloquei um pouquinho de azeite de oliva e, assim que aqueceu, larguei 1/2 colh (café) de cúrcuma em pó. Quando começou a criar "espuminha", larguei a cenoura picada e misturei bem com o azeite e a especiaria. Deixei em fogo baixo enquanto escorria o arroz. Larguei o arroz na panela junto com a cenoura e mexi até dar uma "secada". Quando começou a ar "estalinhos", larguei 1 xícara de água fervente e deixei cozinhando em fogo baixo e com a panela semi-tampada. Quando a água "sumiu da minha vista" (importante: ela ainda não tinha secado completamente!), coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto, mas sempre lembrando que sal em exagero não faz bem! ;) ) e adicionei mais 1/4 xícara de água fervente, misturei e novamente deixei a panela semi-tampada, desta vez até a água secar completamente.
 
=> arroz basmati integral com cenoura e cúrcuma: pronto!
 
GRÃO DE BICO COM BETERRABA, MOLHO DE TOMATE E LEITE DE COCO
 
Separando e preparando os ingredientes:
Deixei um copo de grão de bico lavado de molho em água potável na noite anterior (é importante colocar mais água do que a altura dos grãos, pois eles "incham" bastante).
Pela manhã, assim que levantei, troquei a água e deixei mais um tempinho de molho. Coloquei duas beterrabas (orgânicas) na panela de pressão e deixei cozinharem por 15 minutos na pressão. Retirei-as da panela, esperei esfriar, tirei a casca (opcional, mas normalmente quando eu cozinho, retiro a casca), piquei e reservei.
Escorri e lavei o grão de bico. Coloquei para cozinhar em fogo baixo, com água e 1/2 colh (café) de feno grego. Deixei cozinhando assim por 20 minutos com a panela semi-tampada. Enquanto isso, tirei a pele e as sementes de dois tomates (orgânicos) e passei-os em um processador manual (eles viraram "molho", ficaram bem líquidos mesmo) e reservei.
Passados os 20 minutos, retirei o grão de bico e o feno grego da panela, passando em um coador (para jogar fora aquela água com espuma desta primeira fervura), lavei e reservei.
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver. Em uma panela (costumo usar a mesma onde cozinho o grão de bico, mas sempre lavo, pois esta espuma que falei da primeira fervura "gruda" na panela. Se preferires - e não quiseres ficar lavando louça no meio do preparo -, podes usar outra limpa) coloquei um pouco de azeite de oliva e, assim que aqueceu, larguei 2/3 colh (sobremesa) de Masala Digestiva (que eu mesma faço e qualquer dia coloco receita aqui no blog também - se não tiveres a masala, podes usar cominho em pó, cúrcuma em pó, pimenta preta moída - que são alguns dos ingredientes desta masala). Quando começou a fazer "espuminha", larguei o grão de bico (com o feno grego) e mexi para incorporar bem o azeite e a masala. Em seguida, larguei as beterrabas picadas e o "molho" de tomate. Mexi e deixei cozinhando um pouquinho.
Então, adicionei um pouquinho de água fervente (o suficiente para chegar na metade da altura de onde estava o grão de bico na panela) e deixei cozinhando em fogo baixo com a panela semi-tampada por uns 5-10 minutos. Quando o molho começou a "engrossar", larguei 100ml de leite de coco caseiro (que eu já tinha pronto - receita aqui) e, novamente, deixei cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando o molho começou, de novo, a "engrossar", coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto), mais um pouquinho de água fervente e cozinhei por mais 5 minutinhos.
 
=> grão de bico (cozido com feno grego) com beterraba, molho de tomate e leite de coco: pronto!
 
ESPINAFRE COM AMÊNDOAS
 
Separando e preparando os ingredientes:
Coloquei 15 amêndoas de molho em água fervente assim que levantei.
Separei 3 xícaras de espinafre (orgânico) que eu já tinha higienizado.
Logo antes de começar a preparar o prato, escorri as amêndoas, descasquei-as (com a mão mesmo, apertando de um dos lados da semente - a casquinha sai super fácil!), parti-as ao meio e reservei.
 
Preparo do prato:
Em uma panela, em fogo médio, coloquei 1/2 colh (sopa) de óleo de linhaça. Esperei aquecer e coloquei 1/4 colh (café) de pimenta vermelha em pó. Em seguida já larguei as amêndoas e esperei dourar.
Larguei, então, o espinafre, mexendo e misturando-o com as amêndoas, o óleo de linhaça e a pimenta. Assim que ele murchou, escorri o excesso de água e larguei 1 colh (sopa) de shoyu e 2 colh (chá) de vinagre de maçã. Deixei fervendo, em fogo alto, mais um pouquinho (1-2 minutos) e novamente escorri o excesso de líquido (que dá para guardar e colocar na água do cozimento do próximo arroz, por exemplo!). Para finalizar, coloquei 1 colh (café) de semente de gergelim e 1 colh (café) de semente de cominho. Misturei, desliguei o fogo e deixei a panela tampada até a hora de servir.
 
=> espinafre com amêndoas, pimenta vermelha, gergelim e cominho: pronto!
 
E era isso por hoje, gente! :)
Posso dizer que os pratos fizeram sucesso aqui em casa e com a "população" de todas as idades! rsrsrs... Ramiro raspou o prato e o marido repetiu! Missão cumprida! ;)
 
Se fizeres algum deles, me conta, hein?!
Uma ótima tarde de sexta e um excelente final de semana! _/\_

Nenhum comentário:

Postar um comentário